terça-feira, 17 de abril de 2012

O POVO BRASILEIRO

Existem cinco grandes obras, de cinco grandes pensadores nacionais, que nos ajudam a entender o Brasil — como surgimos, por que estamos aqui e aonde podemos chegar. São elas: Raízes do Brasil (Sérgio Buarque de Hollanda), Casa-grande & Senzala (Gilberto Freyre), Formação do Brasil Contemporâneo (Caio Prado Jr.), Formação Econômica Brasileira (Celso Furtado) e O Povo Brasileiro (Darcy Ribeiro). Todos, trabalhos engenhosos, criativos e interessantes, embora a estrutura escolar e a acadêmica, aliadas a certos preconceitos contemporâneos para com o passado, tenha-nos feito, no geral, rechaçar, ignorar ou, pelo menos, não despertar interesse por estes livros.

Nesta conjuntura, a série documental baseada na obra de Darcy Ribeiro pode muito bem ser a porta de entrada para quem se interessa por entender nosso país mas sente-se intimidado pela aura que estes homens carregam. Ainda mais que o documentário dá voz ao próprio Darcy, um dos mais porra-loucas, senão o mais porra-louca dos demiurgos do brasilianismo.

A seguir, o primeiro episódio, sobre a matriz tupi, uma das bases do tripé que nos formou como povo. Este era, inclusive, o tema que Ribeiro mais estudou; ele chegou a passar dez anos com os índios, para — parafraseando suas palavras — ver como era o brasileiro in natura. Os demais episódios aparecem ao final deste vídeo, nos relacionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário