quinta-feira, 5 de abril de 2012

CAMELO MAIS TARDE


Mesmo com o descanso do Los Hermanos, Marcelo Camelo resolveu não descansar. Aproveitou para descobrir novos processos, compor novos sentimentos, experimentando seu trabalho com a música até o limite do seu inconsciente. Lançou dois cds solo (o primeiro chama-se Sou e o segundo Toque Dela), agora está gravando um DVD e compondo novas músicas para o próximo cd. Isso, sem falar na turnê do reencontro dos Los Hermanos que vêm por aí, com ingressos esgotados na maioria das capitais. 

Acompanho de perto o trabalho do Camelo e de suas perspectivas como compositor. Camelo, ao contrário do que muitos pensam em seus pré-conceitos, está desenvolvendo experimentos legítimos. Não se prende em formatos nem sucessos, apenas segue o senso estético em que sua sensibilidade decide se inclinar. Quando digo que acompanho o trabalho dele, quero dizer que inclusive leio suas entrevistas. Faz parte do meu prazer como espectador/ouvinte/leitor/o-que-for saber o que o artista pensa com aquela proposta. O Marcelo deu uma entrevista uma vez para uma rádio de Portugal (na época do lançamento do primeiro cd solo) que acabou por influenciar o meu próprio processo. 

Recentemente no jornal A Tarde, de Salvador, saiu uma entrevista em que ele mais uma vez analisa sua busca: 

(...) Um disco é fruto de uma vontade, um negócio que eu fico tentando não dar nome e não prestar muita atenção, mas eu sei que ele está por detrás e antes das decisões, sabe, conduzindo as coisas. É quem dá norte às decisões, às escolhas, ao chão onde se pisa. E esse movimento de fazer as músicas, ouvir, fazer a turnê, modifica nossas próprias vontades, nos modifica como pessoas, nos lança em outro lugar e faz a gente andar, né? Aí quando acaba essa turnê, se a gente fez o trabalho com sinceridade, de questionamentos e colocações íntimas e verdadeiras, você se modifica mesmo. Você se olha e não é mais a mesma pessoa que era quando propôs aquelas perguntas. Parece que realizar as vontades modifica as próprias vontades. (...) A arte é uma expressão humana, é feita por algum motivo, existem emoções por trás daquelas escolhas, e essas emoções precisam ser vistas com empatia, não com negação. O cara não pode... sei lá, ouvir uma música que não gosta, achar o cara que fez um pulha e sabe, porra... (risos) É pouco, o cara que (só) faz isso profissionalmente, é pouco. Tem que tentar entender os motivos, empreender um movimento. Conheço muita gente que gosta de viajar a Londres, mas não de viajar até o próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário