sexta-feira, 6 de julho de 2012

POR QUE ESCREVER?


A vontade de escrever se manifesta das mais diversas formas. Jornalistas, redatores, pesquisadores, romancistas, poetas, dramaturgos enfrentam contratempos e dificuldades para poderem dedicar-se à esse ofício muitas vezes ingrato. Sejam grandes nomes da literatura, sejam adolescentes em busca de uma forma de se expressar, as pessoas que gostam de escrever tem os mais variados motivos para isso, mas todas não trocam por nada a satisfação de colocar no papel as palavras que invadem suas vidas.

O site Flavorwire listou famosos autores falando sobre o que os motiva (ou motivava) a escrever. Os nomes vão desde sucessos modernos como Anne Rice (Entrevista com o Vampiro e a Rainha dos Condenados) até mestres da literatura mundial como Gustave Flaubert (Madame Bovary) e F. Scott Fitzgerald (O Grande Gatsby).

Abaixo traduzimos algumas das melhores declarações da lista. Para ver a lista completa (em inglês), dê um pulo no Flavorwire.


Ernest Hemingway (O velho e o Mar)

"Minha mira é colocar no papel o que eu vejo e o que eu sinto da melhor e mais simples maneira possível"


F. Scott Fitzgerald (O Grande Gatsby)

"Você não escreve porque quer dizer alguma coisa. Você escreve porque tem algo a dizer"


Anne Rice (A Rainha dos Condenados)

"Autores escrevem sobre o que os obceca. Você é quem tira as cartas. Eu perdi minha mãe quando tinha 14 anos. Minha filha morreu quando tinha seis. Eu perdi minha fé como católica. Quando eu estou escrevendo, a escuridão está sempre lá. Eu vou onde a dor está. Eu amo palavras. Eu adoro cantá-las, falá-las e - mesmo agora, eu preciso admitir - caí nas graças de escrevê-las."


Truman Capote (A Sangue Frio)

"Para mim, o maior prazer em escrever não está no assunto sobre o qual escrevo, mas na música interiorem que essas palavras soam."


Gloria Steinem (Escritora feminista autora de Revolution from Within)

"Escrever é a única coisa que, quando eu faço, não sinto que deveria estar fazendo algo diferente."


Lord Byron (Don Juan)

"Se eu não escrever para esvaziar minha mente, eu fico louco."


Gustave Flaubert (Madame Bovary)

"Escrever é uma vida de cão, mas é a única vida que vale a pena viver."


[via TRIP]

2 comentários:

  1. contribuindo:

    "...Descobri que aquilo que eu desejara toda minha vida não era viver - se o que os outros fazem se chama viver - mas expressar-me. Percebi que nunca tivera o menor interesse em viver, mas apenas nisto que estou fazendo agora, algo que é paralelo à vida, que faz parte dela e ao mesmo tempo fica além dela..."

    Henry Miller em "Trópico de Capricórnio", livro que lendo estou.

    ResponderExcluir