segunda-feira, 9 de julho de 2012

GRANTA E OFF GRANTA


A revista britânica "Granta" publicou durante a Feira Literária Internacional de Paraty o livro "Os melhores jovens escritores brasileiros", reunindo textos de 20 autores com menos de 40 anos de todo o país. Trata-se da primeira edição nacional da "Granta", que é uma das mais respeitadas publicações voltadas a literatura e a jovens escritores no Reino Unido e nos Estados Unidos, responsável por lançar nomes como Ian McEwan e Jonathan Franzen.

Os 20 escritores reunidos no livro foram escolhidos entre 247 inscritos em concurso aberto no ano passado. Os textos inéditos foram enviados para a revista, e um júri formado por sete pessoas avaliou os textos e selecionou os melhores para a publicação.

Os escolhidos foram Carol Bensimon, Vanessa Barbara, Laura Erber, Carola Saavedra, Tatiana Salem Levy, Luisa Geisler, Cristhiano Aguiar, Javier Arancibia Contreras, Miguel del Castillo, João Paulo Cuenca, Emilio Fraia, Julián Fuks, Daniel Galera, Vinicius Jatobá, Michel Laub, Ricardo Lísias, Chico Mattoso, Leandro Sarmatz, Antônio Xerxenesky, e Antonio Prata.

Tá. O que a Granta não preveu e a internet permite é a Off Granta. O idealizador é o Marcos Faria, que partiu de uma acalorada discussão no post da Biblioteca de Raquel sobre a seleção da Granta. E como toda seleção cria desacordos a respeito das escolhas do júri, a Off Granta é o espaço para os 227 textos rejeitados. Basta que o escritor que enviou seu conto que não foi aceito mande para o site e assim esteja disponível para que um júri muito mais heterogêneo - os próprios leitores - discutam sua qualidade. 

É por essas e outras que eu adoro a internet. 

E aproveitando o post pra responder as perguntas, não, eu não mandei nenhum texto para a Granta. Porque I don`t give a shit. 

3 comentários: