segunda-feira, 4 de junho de 2012

DEEP WEB — O LADO OCULTO DA INTERNET



Da Trip:

Longe dos nossos navegadores esconde-se a deep web, uma rede mundial sem lei, cheia de sites de vendas de drogas, fóruns de pedofilia e assassinos de aluguel

Há muito mais além do Google do que supõem nossos poucos conhecimentos informáticos. Na deep web (também chamada de darknet, undernet ou web invisível) estima-se pelo menos 500 vezes mais conteúdo do que na web convencional. Não se trata de uma outra internet, é bom frisar; é apenas um jeito diferente de acessá-la – um jeito um tanto quanto geek, digamos. Por isso, leigos que somos, batemos um papo virtual com um amigo programador para ele nos contar o que se esconde nas profundezas da rede mundial de computadores.

eu: fala, cara.
diogo.abdalla: opa.

eu: então, explica aí: como se entra na deep web?
diogo.abdalla: primeiro, você baixa o navegador Tor. depois precisa achar algum diretório de links ou um sistema de busca da deep web. eu comecei por este aqui http://dppmfxaacucguzpc.onion/ [o link só abre via Tor]. E aí você vai procurando, clicando em links etc.

eu: o que é o Tor exatamente?
diogo.abdalla: é um navegador que torna impossível (ou muito difícil) vigiar o que você tá acessando. ele usa uma rede de servidores espalhados por onde passa a sua conexão antes de chegar no que você tá acessando. muitos sites da deep web são criptografados, então um navegador normal não consegue acessá-los.

eu: em quanto tempo mais ou menos você achou isso tudo que mandou para a gente?
diogo.abdalla: umas duas horas. as coisas são um tanto difíceis de achar. e tem que tomar cuidado pra não baixar vírus.

eu: você acha que qualquer leigo consegue acessar a deep web?
diogo.abdalla: instalar o tor em si é bem simples. é só baixar e instalar como qualquer programa. mas tem que tomar cuidado pra não baixar porcaria. o que mais se vê é pedofilia, é impressionante.

eu: deep web é, basicamente, coisa ilegal e/ou errada?
diogo.abdalla: não. deep web é qualquer coisa que não esteja indexada. pode ser sistema interno de biblioteca, áreas de site que são protegidas por senha, várias coisas.

eu: mas o que mais você encontrou?
diogo.abdalla: assassinos e assaltantes de aluguel, venda de drogas, bibliotecas inteiras digitalizadas, serviços de lavagem de dinheiro, sites fascistas.

eu: você acha que ela pode ser uma boa para fugir das restrições que estão surgindo, principalmente, ao compartilhamento de conteúdos?
diogo.abdalla: se o cerco à pirataria apertar, pode ser a única saída. é útil pra fugir a qualquer tipo de censura. mas, por enquanto, pra pirataria mesmo, a “superfície da web” continua segura e cheia de opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário