quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

LINH DINH


Linh Dinh é um poeta americano de origem vietnamita, nascido em Saigon em 1963. Emigrou para os Estados Unidos aos 12 anos, em 1975, estabelecendo-se em Philadelphia. Estreou com a coletânea de poemas Drunkard Boxing (1998), seguido de uma coletânea de contos intitulada Fake House (2000). Publicou ainda os poemários Some Kind of Cheese Orgy (2009), Jam Alerts (2007), Borderless Bodies (2006),American Tatts (2005) e All Around What Empties Out (2003), além das coletâneas de contos Love Like Hate (2010) e Blood and Soap(2004).

Traduziu vários poetas vietnamitas para o inglês, como Tran Vang Sao (n. 1942) e Nguyễn Quốc Chánh (n. 1958), entre outros.

Alguns poemas de Linh Dihn (tradução de Luca Argel):


Uma Decisão Moral

Um homem encontrou-se naquela posição familiar de estar apaixonado por duas mulheres ao mesmo tempo. Ele estava casado com apenas uma delas e tomou a decisão moral de permanecer fiel à sua esposa. Ele também se condicionou a nunca pensar na segunda mulher, seja de forma erótica ou de qualquer outra forma. Ocasionalmente, porém, quando ele ficava um pouco bêbado, ou quando estava cansado demais, ele pensava que a solução ideal seria que a sua esposa sofresse uma morte rápida e violenta, para que ele pudesse consumar seu amor pela segunda mulher dentro de um contexto matrimonial, e sem que isso seja imoral em nenhum aspecto.





A mente


A mente é um hotel com mil quartos. Quando eu inclino minha cabeça para um lado, eu penso em certas coisas. Quando eu inclino minha cabeça para outro lado, eu penso em outras coisas. 
Se eu durmo com o rosto virado para a direita, por exemplo, eu sonho com uma rosa pálida, com o futuro, ou com um jantar no Continental de Passaic, Nova Jersey. Quando eu durmo com o rosto virado para a esquerda, eu sonho que uma mão está espremendo o meu coração, que eu estou na cadeia, ou que eu estou assistindo hockey num bar de aeroporto, prestes a perder o vôo.




Comendo Frango Frito

Eu odeio admitir isso, cara, mas tem momentos

Quando eu estou comento frango frito
Quando eu não estou pensando em nada além do meu frango frito,
Quando eu me esqueço completamente da minha família, da minha honra, do meu país,
Das várias dívidas de sangue que você tem comigo,
Das minhas humilhações passadas e crimes futuros -
De tudo, resumindo, que não seja a pele crocante do meu frango frito.

Mas eu não sou assim totalmente mau, também há momentos

Em que eu me recuso a lamber ou a engolir qualquer coisa
Que não seja habitualmente apropriada para um ser humano.

(O que não é, se você parar pra pensar, absolutamente nada.)


E não há dúvida de que maçãs podem causar motins,

E a carne proporciona humilhação,
E cada respiração
Enche os pulmões de pólvora e fumaça.



Últimos Lançamentos

Um revólver inteligente que sempre acerta

O alvo correto - mesmo que seja você -
Independente de quem você estiver mirando.

Um computador que toca a sua música preferida

Se você começa a assobiá-la.

Carne que limpa os seus dentes

Enquanto você a mastiga.

Um caminhão tão incrível que apenas o Presidente

Dos Estados Unidos da América tem permissão
Para dar uma volta nele, na velocidade que ele quiser.

Um dicionário apenas com adjetivos positivos.

Um dicionário sem verbos úmidos.
Um dicionário com definições negociáveis.
Um dicionário que define as palavras pelos seus antônimos.

Todos os maiores sucessos do último milênio

Tocados ao vivo, no palco, dentro do seu
Moderníssimo crânio acusticamente aprimorado.

Uma coleção completa de fotos suas

Nu, tiradas por você e vendidas
De volta para você - com desconto.

Uma boneca inflável com um espelho no lugar do rosto.

Uma boneca inflável com Ph.D.
Uma boneca inflável com a cor de pele ajustável.

Uma boneca inflável sensível, que quer apenas

Ser uma amiga - uma boneca inflável platônica.

Água da chuva numa garrafa, luz do sol numa caixa

E música ambiente para um ponto de ônibus
No final da rua, gravada em CD.

Um vídeo de 24 horas com o que você fez ontem.

Um vídeo de 24 horas com o que você fará amanhã.

Uma fotografia super realista da vista da sua

Janela, colada na sua janela.

Um jogo de baseball que nunca acaba,

Sendo jogado simultaneamente com
Um jogo de futebol americano que nunca acaba.

Bombas que ao explodir espalham cópias de "Folhas de Relva"

Num raio de mil quilômetros, durante mil anos.

Minas terrestres feitas de massa de pão

Cobertas com mozzarella e todas
As suas coberturas favoritas.

Um avião que nunca pousa.


E, finalmente, o seu conto de fadas favorito

Tatuado nos seus novos membros de plástico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário