terça-feira, 29 de janeiro de 2013

AS CARTAS ENTRE KEROUAC E GINSBERG


Jack Kerouac e Allen Ginsberg foram ami­gos durante 25 anos. E essa ami­zade teve refle­xos deci­si­vos na obra dos dois escri­to­res, além do pró­prio movi­mento beat. As car­tas tro­ca­das entre esses dois ícones é publi­cada em livro no Brasil em edi­ção da L&PM.

Organizada pelos edi­to­res Bill Morgan e David Stanford, a troca de cor­res­pon­dên­cias come­çou em 1944, quando ambos eram bem jovens e foi até 1969, pouco antes da morte de Kerouac, aos 47 anos. As car­tas tra­zem rela­tos de fes­tas, via­gens, escri­tos, assun­tos banais, iso­la­men­tos, entre outros temas.

Para quem gosta da lite­ra­tura beat, Jack Kerouac e Allen Ginsberg: As Cartas é um livro ideal para entrar na mente dos dois mais impor­tan­tes auto­res do movi­mento — e da lite­ra­tura ame­ri­cana do século pas­sado. A edi­ção bra­si­leira teve tra­du­ção de Eduardo Pinheiro de Souza.
Um trecho:

Passei estes dois dias intei­ros arqui­vando car­tas velhas, retirando-as de velhos enve­lo­pes, jun­tando as pági­nas com cli­pes, colocando-as de lado… cen­te­nas de velhas car­tas do Allen, do Burroughs, do Cassady, que pode­riam fazer você cho­rar com os entu­si­as­mos dos jovens… como nos tor­na­mos lúgu­bres. E a fama mata tudo. Um dia, “As car­tas de Allen Ginsberg para Jack Kerouac” vão fazer a América cho­rar. - Jack Kerouac, numa carta para Lawrence Ferlinghetti, 25 de maio de 1961.


[via O Grito]

Nenhum comentário:

Postar um comentário