sexta-feira, 5 de abril de 2013

10 LIVROS DE FOTOGRAFIA PARA LER ANTES DE MORRER







Na mesma linha das listas de obras essenciais para quem curte música, cinema, literatura, moda, design, entre outras artes, nós elencamos 10 livros de fotografia indispensáveis para quem é fotógrafo profissional, amador, esteja frequentando um curso de fotografia ou apenas aprecie belas imagens. Afinal, nada melhor para alimentar a inspiração do que grandes registros de grandes artistas.

1 – Silent Book, Miguel Rio Branco



O Silent Book é um livro de fato silencioso, pelo menos em relação às palavras, pois não traz qualquer tipo de texto. Já as imagens do fotógrafo, e artista plástico Miguel Rio Branco, falam bastante e bem alto: com uma sequência narrativa livre, as fotos trazem uma visão única sobre a realidade latino-americana por meio de retratos da violência urbana, dos objetos danificados e de locais inóspitos, como prostíbulos. Miguel foi fotógrafo da lendária Agência Magnum.


2 – 50 anos de Fotografia, Pierre Verger



Um dos maiores nomes da fotografia, o francês Pierre Verger apresentou nesta obra, que esteve esgotada no mercado por mais de 20 anos e retornou recentemente em nova edição, importantes registros de suas viagens pelos cinco continentes do planeta durante meio século. Publicado originalmente na década de 1980, a nova edição traz um texto autobiográfico de Verger, em que ele comenta os fatos dessas viagens. São mais de 250 imagens sobre a riqueza cultural e a diversidade dos povos em obra reeditada pela Fundação Pierre Verger.


3 – Terra, Sebastião Salgado       

  


Com prefácio escrito por José Saramago e vendido em conjunto, na época, com o CD Terra, de Chico Buarque, o livro de Sebastião Salgado lançado em 1997 ganhou o 40º Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Reportagem. A obra traz imagens que retratam a vida de moradores e crianças de rua, trabalhadores sem-terra e indivíduos excluídos socialmente. Tanto o fotógrafo quanto Chico Buarque e Saramago cederam os direitos autorais da publicação ao MST (Movimento dos Sem-Terra).


4 – Viagem ao Afeganistão, Arthur Omar 



Apesar do caráter de fotorreportagem, as mais de 600 imagens do livro Viagem ao Afeganistão pretendem propor reflexões que vão além das questões políticas e geográficas. Os registros de Arthur Omar, lançados pela Cosac & Naify, foram feitos em 2002, época em que o Afeganistão encontrava-se em plena efervescência bélica.


5 – Pantanal, Araquém Alcântara 




Parte da coleção Imagens do Brasil, que reúne em diversos volumes os cliques dos mais renomados fotógrafos brasileiros em conjunto com textos de grandes personalidades, o livro Pantanal faz um mergulho na fauna e flora riquíssimas dessa região do país em mais de cem páginas.


6 – O Brasil de Marc Ferrez




Marc Ferrez é considerado o mais importante fotógrafo brasileiro do século XIX. A obra contém imagens feitas pelo artista país afora, além de detalhada cronologia, biografia e ensaios que analisam de forma detalhada as contribuições estéticas e as inovações propostas por Ferrez no campo fotográfico.


7 – Performance, Richard Avedon



Um dos mais importantes nomes da fotografia mundial, Richard Avedon gostava de desenhar as fotos antes de tirá-las, o que resultava em ângulos e cortes inéditos. Performance traz retratos de grandes artistas, como Marilyn Monroe, em momentos muito particulares e raros.


8 – Tête-à-Tête, Henri Cartier-Bresson 



Bresson dizia: “No meu modo de ver, a fotografia nada mudou desde a sua origem, exceto nos seus aspectos técnicos, os quais não são minha preocupação principal. A fotografia é uma operação instantânea que exprime o mundo em termos visuais, tanto sensoriais como intelectuais, sendo também uma procura e uma interrogação constantes. E, ao mesmo tempo, o reconhecimento de um fato numa fração de segundo, e o arranjo rigoroso de formas percebidas visualmente, que conferem a esse fato expressão e significado”. Tête-à-Tête é um apanhado de retratos feitos pelo mais famoso fotógrafo do século 20, com os rostos de personalidades como Truman Capote, Che Guevara, Pablo Picasso, Dalai Lama, Martin Luther King, entre outros. É uma inspiração excelente para quem está frequentando algum curso de fotografia e quer começar a ter contato com o amplo mundo de Cartier-Bresson.


9 – Annie Leibovitz At Work – The Making Of a Photography



Autora de algumas das fotos mais icônicas das últimas décadas (como a que Yoko Ono e John Lennon se abraçam nus), Annie Leibovitz conta em seu livro como foram feitas as imagens históricas como a de Yoko e Lennon, Demi Moore grávida e nua ilustrando a capa da revista Vanity Fair, e tantas outras.


10 – Ligeiramente Fora de Foco, Robert Capa



Fotografia de guerra era a especialidade de Capa, que cobriu os mais importantes conflitos do início do século 20. Ligeiramente Fora de Foco traz imagens exclusivas feitos pelo fotógrafo durante a Segunda Guerra Mundial, além de registros do seu diário feito na época, contando suas bebedeiras, romances, e fatos sobre o momento que o mundo atravessava e que Capa estava vendo de perto.

Um comentário: