segunda-feira, 18 de março de 2013

O DEMÔNIO E DANIEL JOHNSTON



[via Cinepopulis]:

“O Demônio e Daniel Johnston” é um documentário bastante emocionante a respeito de um artista nato chamado Daniel Johnston, que alguns classificam como gênio, e que, com os passar dos anos, acabou afetado por desordens de natureza psicológica, e que por fim o levou a uma obsessão doentia pela imagem do demônio.

Daniel Johnston nasceu em janeiro de 1961, e desde pequeno sempre se interessou por artes. Ainda quando criança, fazia curtas metragens em Super 8mm, além de desenhos, e música que ele compunha no piano. Um diferencial é que ele não fazia nada através de planejamento. Ele simplesmente sentava em sua cadeira, e começava a compor, ou desenhar, etc.

Com o passar dos anos, ele acabou ganhando destaque entre outros artistas, que perceberam uma genialidade incomum em sua arte. Entre esses, Kurt Cobain, que vestiu uma camiseta do Daniel Johnston durante vários concertos, e o grupo Sonic Youth, com quem Daniel manteve contato. Suas músicas eram comparadas a obras primas de Bob Dylan ou The Beatles. Até que ele se apaixonou por uma garota chamada Laurie Allen, e o sentimento se transformou em obsessão. E com a obsessão, veio a depressão, e outros distúrbios psicológicos, que acabaram afetando sua carreira artística. Ele foi internado em hospitais psiquiátricos por diversas vezes, e apenas hoje, parece ter superado a maioria de seus problemas.



É uma história triste, mas real. O documentário mostra a própria voz e imagem de Daniel Johnston gravados pelo próprio Daniel Johnston no decorrer de toda sua vida. Uma espécie de diário que revela todos seus sentimentos, e pontos de vistas.

Para vocês terem uma idéia da qualidade de sua música, confiram o trecho abaixo, aonde Daniel Johnston dança, enquanto de fundo a gente ouve uma de suas canções, cantadas por ele mesmo:





O filme completo você assiste aqui:




Nenhum comentário:

Postar um comentário