E pra que serve o artista? Qual a intenção de um artista ao criar? No mundo atual, onde graças aos dispositivos tecnológicos, a quantidade de artista vem se sobrepondo a quantidade de admiradores/consumidores de arte, qual a resposta para todas essas perguntas? É o que esse vídeo tenta responder.
sexta-feira, 30 de março de 2012
MUNDO S/A
[Clique para ampliar] |
É sempre bom lembrar que o mundo como conhecemos é um mundo privatizado. Grande parte das suas escolhas são escolhas de outros sobre você. A realidade é uma ficção. O homem despojado de cultura não existe em termos reais, somente na nossa razão. A verdade está no Nada. Quanto mais Nada você tiver, mais passos estará caminhando para dentro de si mesmo. Talvez seja a incapacidade de aceitar o mundo como uma representação teatral que impede que outros sistemas político-sociais, o marxismo por exemplo, ganhe sentido prático. Não interprete isso aqui como parte de um discurso anti-capitalista, apesar de ser. Não nutro afeto pelo sistema capitalista, nem pelo comunista, nem pelo anarquista... não há modelo que me agrade, que encontre os meus pensamentos. Esse não é um site político. Apenas estou compartilhando as coisas como elas são.
quinta-feira, 29 de março de 2012
A FOTO NÃO SE VÊ
Toda expressão artística tem seus outsiders. Na fotografia um dos nomes mais admirados e que não teve muita sorte em vida foi o holandês Gerard Petrus Fieret. Ele nasceu em 1924 e morreu em 2009, com 85 anos. Pouco antes de sua morte, quando vivia na miséria, um museu particular nos Estados Unidos vendia uma de suas fotos por US$ 20 mil. E Fieret nem imaginava que isso acontecia. Fieret começou a trabalhar tarde com fotografia, em meados da década de 1960, quando tinha pouco mais de 40 anos. Ele usava máquinas Zenith e Praktica.
quarta-feira, 28 de março de 2012
MILLÔR, QUE DESCOBRIU O BRASIL (1923 - 2012)
Passei a minha vida toda plagiando o Millôr. Desconfiava que ninguém nunca saberia, já que a quantidade de escritos produzidos pelo Guru era imensa. Chegou um momento em que dava raiva ler o Millôr. Texto após texto se tornava uma sucessão de ódio reprimido. Porque eu não pensei nisso antes? Porque eu não escrevi isso antes? Era um ódio colado no prazer de lê-lo. Por vício. O e-zine ORNITORRINCO foi criado pensando no Pasquim. Algumas vezes escrevi o editorial após buscar a inspiração nos cadernos do Guru. Millôr era uma locomotiva poética. O primeiro multi-artista brasileiro. Um homem que entendeu o país. A minha impressão era que tinha sido o Millôr o descobridor do Brasil. Chegou aqui antes de Pedro Álvares Cabral. Vivo desde lá, nunca morreria, é claro. Pois bem, 28 de março de 2012, o mundo está prestes a acabar, mas o Brasil já acabou. Obrigado, Millôr.
STEREOGRANIMATOR
Você já deve conhecer as fotografias em 3D. Pois bem, no site da New York Public Library você pode brincar de fazer umas e outras com as fotos do acervo deles. É simples e fácil. Olha aqui uma que eu fiz:
terça-feira, 27 de março de 2012
WILLIS EARL BEAL
Seu álbum de estreia ainda não foi lançado, mas já corre uma mitologia a respeito de um cantor-compositor de Chicago chamado Willis Earl Beal. Ele não tem um trabalho fixo, e segundo os panfletos espalhados na cidade, basta ligar para ele que ele vai até você para cantar suas canções. Essas canções que são gravações lo-fi feitas na casa de amigos - ele não tem computador - e lançadas no youtube.
Será que se eu ligar o Willis vem tocar aqui no Brasil?
PIXEL EM MOSCOU
No alto de 2012 os artistas fazem seus computadores de estúdio e ateliê para criar suas peças de arte (precisam de museu ou a internet já lhes satisfaz?). No frio de Moscou um artista chamado Uno Moralez desenha quadros e graphic novels em bitmaps, de tom misterioso e surrealista, usando os pixels como tinta.
Minha dica é você correr pro Paint Brush e criar sua Monalisa.
LEGIÃO URBANA 1994
Apresentação completa da Legião Urbana no "Programa Livre" do SBT, dia 10/05/1994.
Setlist:
01. Mais do mesmo
02. 1965 (Duas tribos)
03. Que país é este
04. Love in the afternoon
05. Será
06. Tempo perdido
07. Pais e filhos
08. Vinte e nove
09. Perfeição
TRAPALHÕES COMPLETO
Alguém subiu todos os filmes dos Trapalhões para o Youtube. Só não sabemos por quanto tempo isso vai ficar por lá. Mas ainda dá tempo para revisitar Fellini, Chaplin, Chaves, Buster Keaton tupiniquins, no canal do Painelbination.
A MITOLOGIA DAS IDEIAS
O texto abaixo foi retirado da coluna do Helio Schwartsman na Folha de S. Paulo. Ele escreve sobre como se dão os processos criativos coletivos e individuais, esclarecendo e revelando novas ideias sobre como obter grandes ideias.
De alguma forma esse texto me pegou de jeito. Me deu vontade de imprimir e compartilhar por aí. E vou fazer. Mas porque não deixá-lo por aqui também?
A MITOLOGIA DAS IDEIAS
Recentes descobertas na psicologia e na neurociência colocam por terra fórmulas pré-fabricadas sobre como surgem as boas ideias. Livros publicados nos EUA explicam por que o "brainstorming" não funciona e as pessoas trabalham melhor sozinhas, embora a razão humana evolua para o saber coletivo.
DE BOCA
[via Street Anatomy]
domingo, 25 de março de 2012
CÉREBRO UNPLUGGED
(Clique pra ampliar) |
A tradução do que está escrito na imagem:
LADO ESQUERDO:
Eu sou hemisfério esquerdo. Eu sou um cientista. Um matemático. Eu amo o que reconheço. Eu classifico. Eu sou exato. Linear. Analítico. Estrategista. Sou prático. Sempre no controle. Um mestre das palavras e linguagem. Realista. Eu calculo equações e brinco com números. Eu sou a ordem. Eu sou lógico. Eu sei exatamente quem eu sou.
LADO DIREITO:
Eu sou hemisfério direito. Sou a criatividade. Um espírito livre. Sou paixão. Sou saudade. Sensualidade. Eu sou o som de gargalhadas. Eu sou o gosto. A sensação da areia nos pés descalços. Sou movimento. Cores vivas. Sou o anseio de pintar a tela em branco. Sou a imaginação sem limites. Arte. Poesia. Eu percebo. Eu sinto. Eu sou tudo o que eu queria ser.
sábado, 24 de março de 2012
VIVENDO UM LEÃO
Nos anos 70 a revista Life passou um dia com a família americana que tinha um leão como animal de estimação. Todas as fotos aqui.
CHICO ANYSIO 1931 - 2012
Quando assisti este vídeo pela primeira vez anotei todas as piadas para contar aos meus amigos no colégio, como se tivesse sido eu o gênio inventor da sagacidade. Minha família não perdia um Chico Anysio Show. E eu lá colado no sofá assistindo a revolução na tv. Nunca mais se vê.
quarta-feira, 21 de março de 2012
PANGÉIA
O NOMEDACOUSA começou há exatos 10 anos como um blog, onde, motivado pela enchente de inspiração que borbulhava dentro de um adolescente de 17 anos, eu, postava todos os sonhos e planos, compartilhando com os mais próximos e os mais longes - e os que eu nem conhecia - os carrosséis que minha cabeça amanheciam.
Eterno retorno. Aqui um blog novamente. Dez anos depois, muitos projetos e trabalhos depois, voltamos ao fôlego inicial, agora acompanhado de amigos da época do seu nascimento. Amigos que me acompanham nesses anos ou mais. Irmãos com quem divido todos os suspiros. O objetivo é compartilhar o processo, nossas pesquisas e estudos, nossas inspirações, referências, opiniões, tocando avante o avante. Quem sabe não estejamos envelhecendo. É mais certo que estamos rejuvenescendo.
Assinar:
Postagens (Atom)