sábado, 8 de junho de 2013

AMERICAN STREET VIEW

No. 82.948842, Detroit (2009), 2010

Doug Rickard. Embora esse Rickard pareça de outro canto do mundo, ele é um fotógrafo formado em história e sociologia americanas, com diversos projetos voltados para o estudo do comportamento americano. A palavra "american" aparece em todos (bom, quase todos) os projetos dele. Me parece que o seu objetivo é atualizar o trabalho de Robert Frank em The Americans. Não, claro que não.

No. 29.942566, New Orleans (2008), 2009
Não dá nem pra dizer que Doug é apenas fotógrafo, ele é meio que um curador de fotos.  Possui diversos projetos que retratam o estilo de vida americano, trazendo referências antigas e atuais de diversos fotógrafos criando uma narrativa visual específica. Basta ver dois dos seus projetos, These Americans (alguma referência ao livro de Robert Frank?) e American Suburb X, um projeto ambicioso de geração de conteúdo intelectual voltado pra quem pretende acompanhar o monstro que se tornou a cultura visual atual.

Ele também é meio babaquinha. Em seu novo e extremamente comentado projeto A New American Picture, que ilustra esse texto, ele chegou dizendo que já havia antecipado o grande sucesso desse projeto e blablablá. Bom, realmente é um grande projeto, baseado em fotografias que ele coletou do Google Street View e depois fotografou com sua câmera nos mesmo lugares, simulando a visão do carro do Google e inspirado na obra do Paul Fusco "Paul Fusco: RFK". No livro ele compila mais de 70 imagens do famosíssimo ensaio pra Look Magazine do funeral de Robert Kennedy, um clássico dos clássicos da fotografia moderna. Esse material foi o ponto de partida para as fotos mais que especiais do Doug, que já exibiu em diversos lugares dos Estados Unidos.

No. 41.779976, Chicago (2007), 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário