segunda-feira, 30 de abril de 2012

PROFISSÕES WEB


ALÉM DA QUARTA DIMENSÃO



Grolsch Film Works and VICE Films apresentam 'The Fourth Dimension', um filme que nos leva pra cabeça do olho do nervo da retina do cerebelo de três cineastas - Fedorchenko, Korine e Kwiecinski - que criaram três histórias de dentro de seus universos particulares, pintando suas existências em uma "Quarta Dimensão". Cada diretor tinha que seguir algumas (muitas) regras determinadas pelo projeto, em um curta (de 30 minutos), com o objetivo de levar seus personagens para um jornada que lhes levariam para uma revelação de si mesmos e do mundo em sua volta.


Lá em cima tem o trailer. E aqui em baixo uma conversa com meu diretor favorito, Harmony Korine, sobre sua participação.



É isso, garotada. Harmony está de volta.

domingo, 29 de abril de 2012

DE OLHO



Combine 148 clipes de filmes “daquele relance de cumplicidade entre cineastas e a audiência, quando eles fazem os atores olharem diretamente para a câmera”, com a trilha inevitável, “Can’t take my eyes off you”, e o resultado você não pode deixar de ver.


[via S&H]

ULYSSES


sábado, 28 de abril de 2012

DE SACO CHEIO



Acho uma tremenda sacanagem quando colocam batatinhas nos nossos saquinhos de ar.

PRAÇA É NOSSA LOG IN

A internet se transformou numa grande "A Praça É Nossa". A gente senta no banquinho para acompanhar a vida dos outros e ri o tempo todo de piadas que nem sempre têm tanta graça.

Quando foi que a rede mundial de computadores, aquela que faria a gente visitar os grandes museus do mundo a partir de nossas confortáveis cadeiras, virou o reino da piada, do "meme", do vídeo fofo e engraçadinho?



Assim começa o texto que a Dani Arraes escreveu para a Folha, comentando os hábitos da maioria dos usuários da rede mundial de computadores.

O BELO BIZARRO



















O Horror! Seja por uma plástica mal sucedida, magreza excessiva ou ganho repentino de peso, as celebridades [sic] escorregam feio no visual e perdem a aparência, digamos, glamourosa [sic sic].



















Mais fotos aqui.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

HISTÓRIA SEM iFIM


Talvez seja a melhor ideia de capa para eReader (como Kindle ou outros tablets) esta que é a capa do livro A História Sem Fim. 



A EVOLUÇÃO BEATLES


PROJETO NÚ


O fotógrafo Matt Blum é um admirador do nu que ele adjetiva de “honesto”. Ele é um dos criadores do Nu Project, que desde 2005 fotografa mulheres que não são as gostosonas das revistas em estado natural, sem maquiagem ou produção. Matt e os demais fotógrafos já percorreram a América do Norte e alguns países da América Latina e, em novembro, chegam ao Brasil para retratar mulheres que são lindas justamente por serem normais, sem artifícios.

Mais de 100 mulheres já foram fotografadas para o Nu Project. Os ensaios são bem rústicos, sem os recursos comuns a um ensaio. Sem Photoshop, sem maquiagem pesada, sem luzes especiais… É só a mulher, o fotógrafo e seu habitat natural.

“Nós nem pedimos que as mulheres mandem fotos antes de se inscrever no projeto. Elas só precisam ter mais de 21 anos, disporem de um lugar para fotografar e estarem disponíveis para a foto”, explica Matt em entrevista ao portal iG.

É sim uma celebração da nudez normal. Da mulher in natura. E quem tiver interesse em ser fotografada em novembro, pode escrever para info@thenuproject.com.

[via PdH]

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O ESCRITOR DE GAMES

A industria de jogos eletrônicos movimenta muito dinheiro todos os anos e está em constante expansão. Ao contrário do mercado de livros, que por vezes se sente ameaçado pelo avanço das novas plataformas tecnológicas e ainda não descobriu exatamente como lidar com elas, os empresários dos games se beneficiam cada vez mais destas, inclusive levando as tecnologias da computação a avançar para que consiga abarcar jogos cada vez mais sofisticados.

Mas nem só de avanços de hardware e software vivem os jogos. A base de um bom jogo está, antes de tudo, na história que ele conta. E escritores tem se dedicado a este filão para tornar os jogos cada vez mais criativos.

Um bom escritor para este meio precisa ser estar interessado em inovar, fazendo uso das potencialidades que a plataforma oferece. O foco é a experiencia do jogador, assim como no livro é a experiência do leitor. A grande diferença está na interatividade e nos caminhos construídos para e a partir dessa.




















Sobre o assunto a Revista Super Interessante publicou duas notas: Escritores de Games (2009) e A Industria de Games Precisa de Escritores (2012).

Não é de hoje que autores se interessam por jogos. Segundo reportagem do Blog da Estante Virtual, Lewis Carrol, Mark Twain, Robert Louis Stevenson e H.G. Wells eram apaixonados por jogos chegando a desenvolvê-los fora ou dentro da sua literatura.

A reportagem também explica um pouco do trabalho do escritor de jogos eletrônicos:
Quem já trabalha no ramo explica que o dia-a-dia dos escritores de games consiste em dar solidez aos enredos criados pelos desenvolvedores de jogos, ajudando-os, sobretudo, na criação dos diálogos de seus personagens. Mas para desenvolver a escrita para jogos é preciso estar atento às muitas restrições da plataforma, isto é, a quantidade de texto que cabe em uma tela, assim como os tipos de animações e expressões faciais possíveis de serem traduzidas do texto para a imagem. Mesmo quando o game é inspirado em um filme, o trabalho do escritor não se torna mais fácil. É preciso uma dose extra de criatividade para sair do óbvio, construir uma nova história e não deixar a audiência desinteressada.
É um bom desafio para qualquer autor.

Com a sedimentação do gênero quem sabe os leitores não passem a contabilizar, na sua lista de leituras, além dos livros lidos também os games jogados?

[via Livros e Afins]

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PRAIA INTELECTUAL

Pablo Picasso.

Viktor Shklovsky e Vladimir Mayakovsky.


O Tumblr Intelectuais vão à praia reúne o que o próprio título diz. Com alguma ironia e com alguma verdade, fotos de Lacan, Hemingway, Hunter S. Thompson, Zé Celso, Kerouac e FHC. 

Allen Ginsberg.

A AUSÊNCIA DE WISLAWA


















































Poema de Wisława Szymborska (1923 – 2012).

segunda-feira, 23 de abril de 2012

EU QUERO AVENTURA. EU QUERO ROMANCE.

“I want adventure. I want romance.”
“Ned, there is no such thing as adventure. There’s no such thing as romance. There’s only trouble and desire.”
“Trouble and desire.”
“That’s right. And the funny thing is, when you desire something you immediately get into trouble. And when you’re in trouble you don’t desire anything at all.”
“I see.”
“It’s impossible.”
“It’s ironic.”
“It’s a fucking tragedy is what it is, Ned.”

Trecho do filme Simple Man, de Hal Hartley.

[via subrayado]

AQUILO QUE FIZ


Trecho do poema A Vida na Hora, de Wislawa Szymborska.

[via @johnnypeter]

FOTO FILME


O Cinemagram é um aplicativo gratuito para iPhone em que você pode criar pequeno gifs animados com as suas fotos do celular.

GERALD THOMAS NO RODA VIVA



Excelente entrevista de 1988 com o diretor e dramaturgo Gerald Thomas. Desde o início do programa, Gerald é bombardeado com perguntas que o acusam de pretensioso, hermético, plagiador, preconceituoso, entre outros ataques que ele responde na mais pura elegância de sua inteligência.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

SHAKESPEARE NA FRANÇA

Como cenário de filmes, Meia Noite em Paris (Woody Allen) e Antes do Pôr-do-sol (Richard Linklater), e como parada obrigatória para apaixonados da literatura, a Shakespeare and Company é a livraria mais importante da capital francesa. Além de ser uma simples livraria, também é um imóvel histórico. Naquelas mesas já sentaram muitos dos mais conhecidos escritores do século XX. O vídeo abaixo nos apresenta o espaço e a Sylvia Beach, sua simpática dona.

PROJECT GLASS



Google glasses make you get googly eyes.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

CINEMA HIPSTER




































As câmeras Lomo são aquelas russas com lente de plástico que graças ao boom hipster rapidamente ganharam o espaço cult, mas que agora com o instagram, alguns dizem que estão fadadas ao esquecimento. É bem provável, já que o aplicativo para iPhone emula muito bem os belíssimos efeitos dos modelos Lomo. Reagindo à isso, a empresa acabou de lançar a sua primeira câmera de filme. A Lomokino utiliza filmes de foto 35mm para produzir filmetes de 144 quadros.



CARIOCA

























É assim, não se acha muita informação sobre esse filme. Nem em seu site oficial, nem na sua página no facebook, então fica a sensação de que é melhor não dizer nada sobre ele. Aliás, é assim que eu, particularmente, gosto de assistir um filme. Sem saber qualquer linha de sua sinopse. Acontece que hoje em dia, com o mundo iluminado pelos holofotes dos outdoors, fica difícil obter a mais simples experiência.

Filosofia à parte, o filme Carioca é um curta dirigido por Júlio Secchin.



quarta-feira, 18 de abril de 2012

O ENTRE DAS COISAS



Vídeo criado pelo artista KZTO [residente do coletivo NOMEDACOUSA], para um trecho do meu livro, Carnavália [Editora Oitoemeio]. O registro do áudio foi feito durante uma leitura que eu fiz do livro no Sarau Beta, que acontece aqui no Rio de Janeiro. Este trecho já é quase o fim do livro, onde o personagem-leitor-autor descobre que o fim do mundo é uma questão de segundos, e que tudo na vida se parece, de Chico à Michel Teló, porque tudo o que é humano lhe interessa. É assim e não é assim. 

Aproveitando para dizer que amanhã eu faço o relançamento do livro, junto do meu camarada e colunista ORNITORRINCO, Emanuel Aragão com seu excelente e vertiginoso livro Reflexões a respeito do vaso

Neste final de semana estarei com a Maria Rezende e o Ramon Mello, ambos também do zine, em Porto Alegre para a FestiPoa. Vamos ler, falar, mediar, se divertir à beça fora do zoológico. 

MARINA ABRAMOVIC ESTÁ PRESENTE

Neste documentário seguimos os passos e as ideias de Marina Abramovic, desde o período em que ela e Uwe Layseipen viveram uma história turbulenta de amor e performances até a sua recente retrospectiva no MoMA. Mas é neste último momento que o filme se concentra mais. Mostras retrospectivas geralmente servem como pausa para artista fazer um balanço do percurso que trilhou, repensar suas novas propostas ou sugerir uma, vai lá, aposentadoria. Vendo como Maria tem sido uma artista polêmica, controversa, contundente, atual, não é nenhuma surpresa perceber que a sua retrospectiva não mostra nenhum sinal de desaceleração.

Logo no início do documentário Marina Abramovic, A Artista está Presente, vemos Marina desfilando nua na frente de inúmeros fotógrafos com olhos e lentes arregalados. Na frente da câmera ela é deslumbrante - uma mulher confiante de 63 anos, completamente à vontade com seu corpo, e ao contrário de muitos, mais confortável ainda na frente da câmera. É nos dito no início sobre sua mãe extremamente rigorosa que, com medo de "estragar" a filha, lhe deu pouco estímulo social. 




O filme mostra a artista cujo trabalho foi questionado durante toda a carreira, chegando finalmente em uma exposição explosiva onde pessoas de todo o mundo viajaram para encontrá-la e entrar pra sua história. Quem vê esse filme acaba concordando que seria impossível separar a mulher da arte e a arte da mulher.

FAÇA JUSTIÇA


























Justice, J.U.S.T.I.C.E. ou "a bandinha hipster que vai tocar no Sonar em maio" é o que nomeia a dupla francesa que faz sucesso desde 2003, quando fizeram um remix da Never Be Alone, do Simian, para um concurso de remixes de uma rádio universitária francesa.



Depois daí foi remix de um monte de artista famoso (recomendo adquirir a discografia completa), prêmios da MTV Europa e Estados Unidos, incuindo quatro indicações (uma delas venceu, um remix da Electric Feel do MGMT) no Grammy.

Já fizeram clipe hipster com D.A.N.C.E e clipe polêmico com o Romain Gavras, o Stress.

Vale a pena se você não estiver de mau humor ou impossibilitado de apreciar música eletrônica.

DIGA ALGO MANEIRO






O coletivo ImprovEverywhere, muito conhecido nos EUA por criar flashmobs volumosos, resolveu colocar um megafone no meio das ruas de Nova Iorque. Qualquer um pode chegar e dizer o que lhe vier na tela.

terça-feira, 17 de abril de 2012

SKETCHBOOK PROJECT

Chama-se SKETCHBOOK PROJECT. Eles criam vários temas. Você paga, se inscreve e escolhe um tema. Em seguida eles te enviam um caderninho com as folhas em branco.

Você faz o que quiser - desenha, cola, pinta, borda - dentro do tema que escolheu. Estética do pensamento livre. Depois de finalizado, o artista envia o caderninho de volta. Todos são reunidos na Brooklyn Art Library - NY. E isso faz um tour pelos EUA, AustrÁlia, Canadá, UK. São quase 5 mil projetos.


Eu me inscrevi e recebi o caderninho - que chegou em cima da hora, de modo que tive pouco tempo - tipo, 2 semanas. Meu tema era: "Long trips and short phone calls"

Fiz minha historinha. Agora o meu caderninho tá lá.
Scaneei o resultado do caderninho:

(Clique para ler)

O POVO BRASILEIRO

Existem cinco grandes obras, de cinco grandes pensadores nacionais, que nos ajudam a entender o Brasil — como surgimos, por que estamos aqui e aonde podemos chegar. São elas: Raízes do Brasil (Sérgio Buarque de Hollanda), Casa-grande & Senzala (Gilberto Freyre), Formação do Brasil Contemporâneo (Caio Prado Jr.), Formação Econômica Brasileira (Celso Furtado) e O Povo Brasileiro (Darcy Ribeiro). Todos, trabalhos engenhosos, criativos e interessantes, embora a estrutura escolar e a acadêmica, aliadas a certos preconceitos contemporâneos para com o passado, tenha-nos feito, no geral, rechaçar, ignorar ou, pelo menos, não despertar interesse por estes livros.

Nesta conjuntura, a série documental baseada na obra de Darcy Ribeiro pode muito bem ser a porta de entrada para quem se interessa por entender nosso país mas sente-se intimidado pela aura que estes homens carregam. Ainda mais que o documentário dá voz ao próprio Darcy, um dos mais porra-loucas, senão o mais porra-louca dos demiurgos do brasilianismo.

A seguir, o primeiro episódio, sobre a matriz tupi, uma das bases do tripé que nos formou como povo. Este era, inclusive, o tema que Ribeiro mais estudou; ele chegou a passar dez anos com os índios, para — parafraseando suas palavras — ver como era o brasileiro in natura. Os demais episódios aparecem ao final deste vídeo, nos relacionados.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

STRATOCAM


Você, meu amigo, que não tem nem mais tempo de curtir o pôr do sol, mas sente uma falta retada das forças telúricas — seus problemas acabaram: o site Stratocam traz embasbacantes enquadramentos feitos pelos satélites do Google Earth. Veja uma pequena amostra a seguir e digaí se não é lisérgico?!









VIVA A RESOLUÇÃO




































Viva a revolução poética.

MÚSICA 2.0

Primeiro a festa ganhou peso com o surgimento do aplicativo para iPhone desenvolvido pela Native Instruments, o iMaschine.



Agora o a Propellerhead, responsável pelo Reason, lança no mercado o Figure, também para o iOS da Apple. Resultado: todo mundo fazendo música como se estivesse jogando videogame. 



E você aí se perguntando, quando é que vai chegar para Android?

domingo, 15 de abril de 2012

O IMPÉRIO SAMSUNG

Responda rápido: o que você sabe sobre a Coreia do Sul?

Eis alguns fatos interessantes sobre este país, para você impressionar os amigos de boteco:

Oficialmente, a Coreia do Sul ainda está em guerra contra a Coreia do Norte; por enquanto, os dois países estão em armistício, mas a fronteira que os separa é uma das zonas mais militarizadas do mundo, um foco de conflito em potencial.

Entre os alfabetos ideogramáticos orientais, o sul-coreano, chamado hangul, é o mais fácil para um ocidental aprender, por seguir a lógica de vogais e consoantes à qual nós estamos acostumados, como demonstra essa tabela.

O cinema sul-coreano tem-nos brindado com ótimos diretores, a exemplo de Chan-wook Park, responsável pela catártica Trilogia da Vingança (Sympathy for Mr. Vengeance, Oldboy, Lady Vengeance) e pela comédia nonsense I'm a cyborg, but that's ok; ou ainda, Kim Ki-duk, realizador do perturbante Time — O Amor Contra a Passagem do Tempo.

O mais incrível, contudo, parece-me o modo como a Samsung, empresa sul-coreana, faz-se presente na vida daquele povo, inclusive cumprindo funções de responsabilidade do Estado tradicionalmente. O Império Samsung tem mesmo uma cidadela — e "cidadela", aqui, é mera força de expressão: o local é cinematográfico, no que tem de mais fantástico e de mais arrepiante.

Infelizmente, o áudio do melhor documentário sobre o Império Samsung é em francês, sem legendas. Afine o ouvido, mon ami. Ça vaut la peine!

TOUCHING STRANGERS

O fotógrafo estadunidense Richard Renaldi realizou um ensaio fotográfico intitulado Touching Strangers, cuja melhor tradução, não literal, seria: Em contato físico com desconhecidos. Obra da sua época, o resultado imagético nem sempre conseguiu suplantar o conceito. Ou vai ver este é um julgamento crítico viciado pelo mesmo olhar que reservamos aos desconhecidos.





Confira o ensaio completo aqui.

RADIOHEAD BOOT DISK



Este disquete foi lançado em 1997 como material promocional oficial do lançamento do OK Computer. O conteúdo deste disquete não vai além de um protetor de tela, na época em que ter um protetor de tela era um charme.  Se você quiser jogar um charme no seu computador, então o screensaver pode ser baixado no maior fansite de todos os tempos, o Green Plastic.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

RAFAEL.JPG


A Gelatina Pixel do senhor Rafaël Rozendaal e o próprio estão no Rio de Janeiro [sua cidade natal, embora tenha sido criado na Holanda] para visitas sociais e profissionais. A primeira vez que ouvi falar sobre ele todas as minhas aflições criativas se relaxaram. Foi aquela sensação de ter encontrado alguém trilhando a mesma trilha [no nosso caso, um caminho de muitos gigabytes]. Rafaël Rozendaal é um artista visual que usa a internet como espaço de criação. Não, não é a internet como meio de divulgação de algum trabalho exposto em museus, teatros, cinemas, etc. Ele faz arte PARA a internet. É o que chamam de Neen. Se você acompanha os projetos do Nomedacousa, então já deve estar se familiarizando com isso. Entretanto, no Brasil, não há muitos artistas voltados para conteúdo online. O que há bastante aqui são artistas que usam as redes sociais, sites, blogs, para poder divulgar o trabalho, e não como plataforma ou linguagem. O que acontece com os integrantes do Neen é exatamente o caminho contrário. Criam para a internet e acabam sendo convidados para expor o trabalho em espaços convencionais. 

Rafaël é provavelmente o nome mais importante da arte Neen [junto de Milton Manetas, que foi o cara que batizou a ideia]. A maioria dos seus projetos são pinturas digitais, na maioria com uso de Flash ou Gif. Espalhados por um vasto número de websites, ele contabiliza 15 milhões de visitas por ano. Acontece que ele está aqui no Rio e hoje vai bater um papo com o pessoal lá na Comuna, à partir das 20h. E é claro que o Nomedacousa está por dentro dessa. Quem não for é a mulher do padre.


A IMAGEM DO DIA



Sam Javanrouh é um fotógrafo canadense. Acompanho um projeto dele há uns 4 anos já, o Daily Dose of Imagery. Lá ele posta diariamente uma foto, em sua maioria da cidade onde vive, Toronto.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

CRIATIVIDADE EM 29











































Vinte e nove passos para exercitar a sua criatividade é um vídeo do TO-FU.

PALAVRAS DE PAREDE

Pra você que nasceu ontem, um mural de texto deve ser algo parecido com o vício frenético de informações circuladas no Facebook. Mas não aqui, no trabalho do artista Mikko Kuorinki, o mural fica em um espaço físico real [no caso o Klasma Museum] e não muda com tanta ansiedade, assim fica possível degustar as palavras com profundidade. De março de 2010 à fevereiro de 2011, Kuorinki mudava as frases uma vez por semana, sempre referente à algum pensamento filosófico ou trecho poético. Tem mais fotos no seu site.


POEMA DE AMOR




Love Poem do Richard Brautigan.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

DO CARA OLHAR

Com um design minimalista que chamou minha atenção e me fez pensar que "eu gostaria de ter feito isso", uma agência de propaganda em Bogotá, na querida Colômbia, criou esses cartazes para, ao que me parece, divulgar a Biblioteca Colsubisídio. Achei incrível e me deu vontade de pensar em muitos outros perfis que ficariam do cara olhar.





BANKSY SIMPSONS




E não é que o Banksy fez uma abertura para Os Simpsons?

terça-feira, 10 de abril de 2012

A IMAGEM E O HOMEM


Essas fotos são do ensaio Sonnets, do fotógrafo escocês Alex Boyd


Clique aqui para ver o ensaio completo.

PARA ROMA

Foi divulgado nesta quinta-feira o pôster italiano de "To Rome With Love", novo filme de Woody Allen. Na imagem, Woody Allen e Roberto Benigni aparecem em destaque, com a paisagem de Roma ao fundo. Penelope Cruz, Allec Baldwin, Ellen Page e Jesse Eisenberg também aparecem no cartaz.

Greta Gerwig, Alison Pill, Judy Davis e os italianos Antonio Albanese, Fabio Armiliata, Alessandra Mastronardi, Ornella Muti, Flavio Parenti e Alessandro Tiberi completam o elenco.



O filme estreia em 20 de abril na Europa, e a previsão de lançamento no Brasil é em 1º de junho. "To Rome With Love" foi o terceiro e definitivo título dado ao longa-metragem, que já foi chamado "Nero Fiddled" e "Bop Decameron".

Inspirado em "Decamerão", coleção de novelas escrita por Boccaccio entre 1348 e 1353, "To Rome With Love" fala sobre uma cidade "romântica", como definiu o diretor Woody Allen.

[via UOL]

WES ANDERSON KINGDOM

Desde que todos os filmes escritos e dirigidos pelo Wes Anderson são o charme do cinema independente americano [que convenhamos, não é tão independente assim], a minha expectativa para a chegada do seu próximo filme, Moonrise Kingdom, já está no nível 10. É aquele tipo de coisa que, conhecendo o autor, e assistindo o trailer, tenho que assumir que já gosto [e corro todos os riscos após a sessão, mas ok].



A história se passa nos anos 1960, quando dois jovens de 12 anos se apaixonam, traçam um plano secreto e decidem fugir. As autoridades da cidade não querem acreditar nesta possibilidade, começam a disseminar a ideia de que eles foram sequestrados e iniciam uma busca.

sábado, 7 de abril de 2012

RADIORNITORRINCO #27

O ORNITORRINCO é uma parada cheia de graça que a gente se diverte muito fazendo. Entre umas e outras, existe também a RADIORNITORRINCO, onde converso com os colunistas sobre o tema da edição e outros afluentes. Dessa vez, conversei com a Letícia Novaes sobre Preguiça, Bob Marley, Heavy Metal, Pilates entre outros heroísmos. Clica aqui que cê chega lá. Melhor que isso só água com xuxu.

GELÉIA GERAL

Os últimos dias de Paupéria sempre passam, é preciso estar atento e forte pra perceber. Torquato Neto é causa e consequência do Tropicalismo. Poeta é o nome. Assinava uma coluna no jornal carioca Última Hora com a mesma criatividade linguistica com que compunha músicas para Caetano e Gil. A editora Rocco publicou dois volumes com toda a sua obra (Do lado de dentro e Geléia Geral). Eu tenho uma versão rara do livro Os Últimos dias de Paupéria, que foi a primeira compilação desses textos organizados pelo amigo Waly Salomão. É inspiração profunda. Abaixo colo o recorte da coluna mais famosa mais famosa de Torquato, para vocês terem uma noção do drama.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

GIF É CINEMA MUDO


Gif. é um negócio bôbo e maneiríssimo. É um quadro-a-quadro repetitivo que lembra muito o raciocínio dos primeiros filmes no cinema. Esse aí, por exemplo, me fez achar que era um trecho de qualquer coisa do Georges Méliès, que recentemente foi homenageado pelo Martin Scorcese em seu Hugo Cabret, no qual o cineasta francês é interpretado pelo Ben Kingslay.



[Outros gifs aqui]

OBAY OU MAL: EDUCADOS


A criançada de hoje tá crescendo num mundo estranho. Sim, porque ainda ensinam pra eles coisas de um mundo que não existe mais. Acabou, ficou, mudou! "Muda mais eu, mundo" - diz a molecada. Mas o mundo prefere mudar - digo: mudo ficar - assim, bem devagar. Educação, é du caralho.


CAMELO MAIS TARDE


Mesmo com o descanso do Los Hermanos, Marcelo Camelo resolveu não descansar. Aproveitou para descobrir novos processos, compor novos sentimentos, experimentando seu trabalho com a música até o limite do seu inconsciente. Lançou dois cds solo (o primeiro chama-se Sou e o segundo Toque Dela), agora está gravando um DVD e compondo novas músicas para o próximo cd. Isso, sem falar na turnê do reencontro dos Los Hermanos que vêm por aí, com ingressos esgotados na maioria das capitais. 

Acompanho de perto o trabalho do Camelo e de suas perspectivas como compositor. Camelo, ao contrário do que muitos pensam em seus pré-conceitos, está desenvolvendo experimentos legítimos. Não se prende em formatos nem sucessos, apenas segue o senso estético em que sua sensibilidade decide se inclinar. Quando digo que acompanho o trabalho dele, quero dizer que inclusive leio suas entrevistas. Faz parte do meu prazer como espectador/ouvinte/leitor/o-que-for saber o que o artista pensa com aquela proposta. O Marcelo deu uma entrevista uma vez para uma rádio de Portugal (na época do lançamento do primeiro cd solo) que acabou por influenciar o meu próprio processo. 

Recentemente no jornal A Tarde, de Salvador, saiu uma entrevista em que ele mais uma vez analisa sua busca: 

(...) Um disco é fruto de uma vontade, um negócio que eu fico tentando não dar nome e não prestar muita atenção, mas eu sei que ele está por detrás e antes das decisões, sabe, conduzindo as coisas. É quem dá norte às decisões, às escolhas, ao chão onde se pisa. E esse movimento de fazer as músicas, ouvir, fazer a turnê, modifica nossas próprias vontades, nos modifica como pessoas, nos lança em outro lugar e faz a gente andar, né? Aí quando acaba essa turnê, se a gente fez o trabalho com sinceridade, de questionamentos e colocações íntimas e verdadeiras, você se modifica mesmo. Você se olha e não é mais a mesma pessoa que era quando propôs aquelas perguntas. Parece que realizar as vontades modifica as próprias vontades. (...) A arte é uma expressão humana, é feita por algum motivo, existem emoções por trás daquelas escolhas, e essas emoções precisam ser vistas com empatia, não com negação. O cara não pode... sei lá, ouvir uma música que não gosta, achar o cara que fez um pulha e sabe, porra... (risos) É pouco, o cara que (só) faz isso profissionalmente, é pouco. Tem que tentar entender os motivos, empreender um movimento. Conheço muita gente que gosta de viajar a Londres, mas não de viajar até o próximo.


ALEXEY KURBATOV


 

Um excelente trabalho do russo Alexey Kurbatov ilustrador baseado em Moscou.